O termo "Buckfast®" foi usado pelo irmão Adam, em publicações ou artigos relacionados com o seu trabalho de seleção (uma abelha produzida na Buckfast Abbey®). O motivo para o registo da marca Buckfast® é evitar possível degradação, devido à incompetência ou ignorância do "auto-proclamado" criador Buckfast® . Em Portugal serve para que ninguém se aproprie do nome Buckfast® inadequadamente, tendo como objetivo a união de criadores para reproduzir o mais próximo da qualidade das rainhas fornecidas pelo irmão Adam.


Decorreu nos dias 22 e 23 de Abril de 2017 uma componente prática inserida na formação contínua da Buckfast Portugal.


Com a organização e apoio da ProApis, Município de Melgaço e CA. Crédito Agrícola.






O curso com “Abelhas Buckfast” realizou-se em Virtelo (Cousso), Melgaço. Fez-se a apresentação da Buckfast, abelha bem conhecida em Portugal continental, assim como das linhas a preservar.








Foram, igualmente, mencionadas as jaulas que nos permitem uma atividade de control exato dos zangões,  excelente técnica para assegurar de forma inequívoca a conservação da raça Buckfast.  










Depois, passou-se à aplicação dos conhecimentos práticos de como transladar uma larva: apresentou-se aos participantes a amostra que diferencia o tamanho e a idade. Os apicultores puderam observar, praticar, reconhecer e distinguir os tipos indicantes e diferenciadores da larva ideal para o picking. 







O Cláudio apresentou o protótipo mecânico gerenciado por telemóvel para acasalamento dirigido com tempo de voo controlado (cópula Luar), referindo quais as vantagens.









A opinião dos apicultores, presentes na Estação de Acasalamento da Branda da Aveleira, foi muito positiva. Houve, entre outros, os seguintes comentários: “está-se a fazer aqui um bom trabalho com muitos bons conhecimentos sobre a matéria”; “bom local para acasalar rainhas em segurança” e “vou participar nesta estação de cópula e recomendarei”.








As fotos sobre a inseminação dão uma breve visão sobre o ateliê. Na apicultura moderna, as abelhas não são reproduzidas através da enxameação, mas sim por meio de medidas de reprodução específicas. Foi exibido o método de inseminação artificial.










A B413 é uma Buckfast que tem muito mais para oferecer do que uma mansidão extrema: não enxameia; é muito higiénica, o que a torna uma abelha para profissionais; destaca-se pelo seu máximo rendimento na produção de mel;  possui uma amplitude genética que a torna mais resistente a muitas doenças.



O curso terminou cumprindo os requisitos da Buckfast Portugal e Comunidade Europeia de Apicultores Buckfast. Visou, ainda, melhorar as competências dos apicultores (criadores) que desenvolvem o seu labor apícola nos países e lugar do qual procedem.




Apoiaram este evento de elite...







(PG)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.