O termo "Buckfast®" foi usado pelo irmão Adam, em publicações ou artigos relacionados com o seu trabalho de seleção (uma abelha produzida na Buckfast Abbey®). O motivo para o registo da marca Buckfast® é evitar possível degradação, devido à incompetência ou ignorância do "auto-proclamado" criador Buckfast® . Em Portugal serve para que ninguém se aproprie do nome Buckfast® inadequadamente, tendo como objetivo a união de criadores para reproduzir o mais próximo da qualidade das rainhas fornecidas pelo irmão Adam.

Ano 2016

                    Gestão Integrada em Apicultura Natural



Calendário:

Organização:

Confirmar a reserva em Buckfast Portugal, (buckfast.pt@gmail.com). Reservar com antecedência, especificando a quantidade e o tipo de mini núcleo (habitáculo). Após o apicultor (criador) ter efetuado a reserva terá que efetuar o pagamento referente às respetivas unidades. Associados: mini núcleo, 4,00 €.

Se por algum motivo não for possível concluir o material a ser enviado para a estação, devido a motivos que inesperadamente acontecem, tem que dar conhecimento para que seja alterada a data de entrega ou cancelamento antecipado e assim não perder o dinheiro!


Selecção:

O objectivo da criação de abelhas, dentro do possível, é produzir vigorosas colónias de abelhas, através de recursos genéticos valiosos, assegurar colónias mansas para reprodução de rainhas e zangões. O acasalamento natural controlado de abelhas, pode na prática tornar-se realidade, através de explorações em locais isolados onde os zangões não desejados (cotações) não consigam alcançar.

Têm ao seu dispor a estação "Dança com Lobos" para a cópula nupcial de suas rainhas, existindo pedigree da colónia pai, fornecendo esta muitíssimas colmeias de zangões para doar cromossomas paternos.

As colmeias doadoras de zangões (baterias de zangões), em termos de acompanhamento e alimentação é da responsabilidade de Paulo Gonçalves. AS24(BG) é uma colónia XXL, indivíduos com vitalidade e longividade, muito boa produção, linha muito bem-educada e com um rápido desenvolvimento, excelente fecundidade.

-Acasalamento Dirigido, Estação – (Dança com Lobos)-


Zangões em 2 0 1 6

Estação de acasalamento credenciada e esquema de avaliação de Jean-Marie Van Dyck  pedigreeapis.org .

Aviso:

Tem que ser enviado por e-mail com antecedência uma cópia certificando (certificado) que as rainhas (mini colónia ou mini núcleo) provêm de uma zona livre de qualquer tipo de patologias. Todos os mini núcleos de acasalamento serão revistos antes de serem colocados na estação, não podem conter zangões, até que poderia por em causa a devolução de toda a encomenda.

As rainhas virgens convêm terem + ou - 5 dias de idade. Ter em conta alimentação suficiente para três semanas. Verificar que tenham boa ventilação durante o transporte, não nos responsabilizamos por qualquer percalço que ocorra durante o mesmo.

Síntese:


A Buckfast Portugal vem apresentar a sua estação de acasalamento dirigido para abelhas rainhas, servindo abelhas apis mellifera. Os acasalamentos ocorrem ao acaso ou são orientados pelo homem (acasalamento dirigido). A decisão para aprovação da rainha responsável para a estação foi da Buckfast Portugal com o intuito de heterose e vigor.




__________________________________________________________


                    Gestão integrada em apicultura artificial

                          Inseminação de abelhas Rainhas




Calendário:

Organização:

Assim como no ano passado, a Buckfast Portugal organiza para o ano 2016 um acordo com a ProApis para uma acção de inseminação de abelhas rainhas, proporcionando aos apicultores Buckfast um acasalamento controlado. A nossa jovem experiência, as críticas, levam-nos a melhorar na selecção dos zangões, agora sabemos mais, aprendemos, esse conhecimento é hoje um dos pontos fundamentais em reprodução Buckfast. 


Selecção:

A colónia progenitora de zangões seleccionada para inseminação em 2016, vai ser a CD316 e conta com um total de três colónias. Em termos de acompanhamento e alimentação e da responsabilidade de (PG).


-Inseminação, Melgaço  - (Roussas) -

Um resumo das características da abelha Buckfast:

Objetivos principais

Objetivos secundários

Objetivos técnicos operacionais

Fertilidade

Instinto de colectar

Resistência a doenças

Não enxamear
Longevidade

Força de voo

Sentido do olfato

Sentido de defesa

Resistência às condições atmosféricas

Desenvolvimento primaveril

Frugalidade

Auto-suficiência

Acumulação de mel

Instinto de construção

Colecta de pólen

Tamanho

Mansidão

Continuidade do favo de mel

Uso de própolis

Tamanho da clónia

Tino de limpeza

Desenvolvimento precoce

Orientação




__________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.