O termo "Buckfast®" foi usado pelo irmão Adam, em publicações ou artigos relacionados com o seu trabalho de seleção (uma abelha produzida na Buckfast Abbey®). O motivo para o registo da marca Buckfast® é evitar possível degradação, devido à incompetência ou ignorância do "auto-proclamado" criador Buckfast® . Em Portugal serve para que ninguém se aproprie do nome Buckfast® inadequadamente, tendo como objetivo a união de criadores para reproduzir o mais próximo da qualidade das rainhas fornecidas pelo irmão Adam.

BUCKFAST PORTUGAL


ESTAÇÃO DE ACASALAMENTO
DIRIGIDO! 




Se procuram uma estação de acasalamento dirigido, oferecemos-lhes um local apropriado, onde pode deixar as suas rainhas Buckfast a copular. A uma altitude de quase 1100 metros, num vale que apresenta as condições ideais. Depois de vários testes e exploração intensiva da área circundante, ficou claro que melhor é praticamente impossível. No melhoramento genético de 2016, havia 22 colónias pai, os resultados foram evidentes e o Feedback dos colegas apicultores foi o sinal que o caminho escolhido está correto. Então, se é um Buckfast (criador de rainhas Buckfast). Vale a pena tentar!


Organização:

Confirmar a reserva na Buckfast Portugal, (buckfast.pt@gmail.com) . A estação inicia a 18 de Março e cessa a 17 de Junho. O procedimento a seguir é o seguinte: entregas e levantamentos 18 de Março, 8 e 29 de Abril, 15 de Maio, 3 e 17 de Junho. Tem que ser reservado pelo menos 15 dias antes da data prevista, especificando a quantidade e o tipo de mini núcleo (habitáculo). Após o apicultor (criador) ter efectuado a entrega terá que fazer o pagamento de 10€.
Associado: preço por unidade com rainha fecundada (mini plus) 4,00 €
Se por algum motivo não for possível ter o material a ser enviado para a estação, devido a motivos que inesperadamente acontecem, tem que dar conhecimento para que seja cancelado antecipadamente!

.


Selecção:

As colmeias contendo colónias com abundância de zangões, em termos de acompanhamento e alimentação são da responsabilidade do operador (PG). B036(PG) é uma colónia de população média que mostrou um bom desempenho no período de inverno e composta por indivíduos com vitalidade, bom comportamento em termos de produção (50kg), linha muito bem educada, não enxameia, óptimo início primaveril e linda expressão de cor. O criador de rainhas Buckfast deve manter um certo nível em termos de expressão na cor padrão.


.


Acasalamento Dirigido ( AVEL )


.





Aviso:


  • Tem que ser enviado por e-mail com antecedência uma cópia certificando (certificado veterinário) que as rainhas/abelhas provêm de uma zona livre de qualquer tipo de patologias.
  • Todos os mini-plus de acasalamento serão revistos antes de serem colocados na estação, não podem conter zangões.
  • Outra maneira mais simples, e assim evitando trabalho, é colocar na entrada um disco com abertura 5.2.
  • As rainhas virgens convém terem mais de 5 dias de idade. Ter em conta alimentação suficiente para três semanas.
  • Verificar que tenham boa ventilação durante o transporte. Não nos responsabilizamos por qualquer percalço que ocorra durante o mesmo.
  • A associação local de apicultores deve ser notificada deste procedimento.
  • As abelhas devem ser transportados a temperaturas adequadas.

Útil

Pedido de esclarecimentos sobre estação de acasalamento
Paulo Gonçalves: 936 536 780
Melgaço, 14 de Janeiro de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.